Mas o que significa Metablog?

Desde que comecei a blogar e aprendi a customizar os templates do blogger, fato que me levou a criar o TPV, inúmeros blogs que ajudam as pessoas a blogar apareceram na internet.
Estes blogs podem ser chamados de "Metablogs".

Mas o que significa Metablog?

Esta palavra me remete aos tempos em que estudei as funções da linguagem. Lembra do português quando a gente estudou sobre as funções da linguagem?

Pois é, existe uma das funções da linguagem que se chama Metalinguística:
É aquela centralizada no código, usando a linguagem para falar dela mesma. A poesia que fala da poesia, da sua função e do poeta, um texto que comenta outro texto. Principalmente os dicionários são repositórios de metalinguagem. Referência ao próprio código, Poesia sobre poesia, Propaganda sobre propaganda, Dicionário.
Você já percebeu que os Metablogs têm este nome justamente por isso.
São blogs que falam de blogs.
Dessa forma ajudam você com recursos, dicas, templates, informações etc.
Em uma das minhas pesquisas encontrei esta definição:
"Metablog é um blog que especificamente trata de ensinar e auxiliar outros blogueiros a blogar, a maioria iniciantes. Com dicas, tutoriais e experiências próprias os autores destes metablogs ajudam grande parte dos novos blogueiros com ferramentas e artigos bem explicativos." Fonte
Com o número crescente de novos blogs onde seus autores ainda não conhecem muito sobre os recursos de suas plataformas os metablogs são uma ajuda imensa. Principalmente para aqueles que estão dispostos a estudar, ler e entender como customizar seus blogs.

O TPV foi criado com a intenção de disponibilizar os templates que a minha imaginação ia desenvolvendo, mas com o passar do tempo fui aprendendo a fazer um monte de coisas nos templates, como os hacks por exemplo. Amo ensinar e aí resolvi ensinar o que aprendia aqui também. Daí este espaço aqui se transformou em um Metablog.
Pretendo continuar a ensinar tudo o que aprendo por aí sempre citando minhas fontes e indicando ótimos links que possam ajudar a quem precisar.

Quando resolvi criar este post encontrei ótimos artigos que acho que vale a pena que você leia, são eles:
Metablogs, saiba escolher quem vai ajudá-lo a blogar
Saiba o que são metablogs para fugir de alguns
♦ Minha opinião sobre os outros Metablogs e seus autores

Poderia citar uma infinidade de metablogs aqui neste post, mas tenho uma widget no rodapé do TPV que indico alguns que gosto muito. Esta widget existe também para facilitar para mim o acesso a estes metablogs quando preciso de algum socorro.

Sempre que encontro um metablog que me interesso e que pode me ajudar incluo-o nesta widget.
Não eu não estou colocando os links destes blogs porque eles trouxeram visitas para cá. Até mesmo porque eles não trazem ou se trazem não é tanto assim. Voltei a blogar a pouco tempo, depois de mais de 2 anos parada e o meu link não está muito difundido entre eles.
Por enquanto vou levando assim. Estes links me servem e com certeza servirão ao meu leitor. Se o TPV voltar a ser linkado poderei utilizar o recurso que muitos utilizam de colocar os links que mais trouxeram visitas ao blog...

Fontes:
♦ Funções da Linguagem
♦ O que são metablogs ?
Imagem
Mas o que significa Metablog? Mas o que significa Metablog? Reviewed by Aurea on 11/03/2012 Rating: 5

2 comentários:

  1. Olá, Áurea!

    Conhecer o seu blog foi uma surpresa muito gratificante para mim! De cara, já encontrei diversos artigos interessantes para ler!

    Gostei muito de ver que você também está no Blogger! Sinto uma satisfação imensa ao encontrar na plataforma blogs tão bons quanto o seu.

    Também gostei muito deste artigo em particular, especialmente por sua explicação sobre o que é um metablog. Quando o autor tem o mesmo espírito de querer ajudar como você tem, já é meio caminho andado para o sucesso.

    Você já ganhou um novo assinante de seu feed e também um link no Gerenciando Blog. Não o veja como uma retribuição, mas como meu reconhecimento pelo ótimo conteúdo do seu blog.

    Um abraço!

    Adelson Smania

    ResponderExcluir
  2. @Adelson,

    Quanta honra ter um comentário seu aqui.

    Não abro mão da plataforma Blogger, aprendi tudo o que sei aqui e pretendo aprender mais.

    Estou muito feliz por ter você como assinante dos meus feeds e mais ainda por saber que você gostou do meu espaço.

    Grande abraço,

    Áurea

    ResponderExcluir

Todos os comentários são lidos e moderados antes da publicação.
Para que seu comentário seja publicado leia a Política de Comentários do Blog no post Regras do Blog

Tecnologia do Blogger.