Porque Ensino Hacks que Vários Metablogs já Ensinaram?

Hacks e Metablogs
Vocês devem estar se perguntando:

Porque a Áurea ensina alguns hacks que outros Metablogs já ensinaram?

Pois é. Já li por aí que: “um metablog de qualidade traz sempre inovações”, “ficar repetindo conteúdo não está com nada”, etc…

A maioria dos hacks que ensino aqui são traduções e adaptações de hacks em inglês e até já ensinei hacks de blogs em indonésio. Ah! Google tradutor I Love You! Mas muita coisa não dá para saber somente com a tradução do Google, precisa ter um conhecimento mínimo dos códigos dos templates.

Quase todos os metabloggers de língua portuguesa que ensinam hacks para fazermos alterações em nossos blogs assim como o TPV, não são produtores deste conteúdo, fazem o mesmo que eu, aprendem em algum blog estrangeiro como fazer e ensinam em seus blogs como fazer. Uma vez que, têm um conhecimento avançado em edição dos templates do blogger e até mesmo em linguagem HTML e CSS.

Voltando ao assunto do título: Porque Ensino Hacks que Vários Metablogs já Ensinaram?

Essa é a questão. Estou sempre lendo vários Metablogs, sejam em português ou em inglês, e muitas vezes vejo um hack que quero colocar nos meus blogs que simplesmente não entendo como fazer ou acho difícil a forma que este autor está explicando.

Tudo gira em torno da forma em que os conteúdos são explicados!

Aí quando aprendo algo novo, ensino aqui no TPV da forma que gostaria de ler para fazer em meus blogs, com detalhes, separado por títulos, com caixinhas, letras coloridas etc…

Tudo bem explicadinho! Esta é a forma que gosto de fazer.

É para isso que servem os Metablogs. Para ensinar e ajudar outros blogueiros a blogar!

Leia: Mas o que significa Metablog?

Então se você já viu um hack/tutorial igual a algum daqui em outro blog não se assuste, realmente pode ser que o código javascript seja o mesmo, que o local onde colocar seja o mesmo. Mas nunca a forma que é explicado é a mesma. A não ser que seja um plagiador! Aí, infelizmente esta pessoa copiou o que eu fiz e apenas colou no seu “suposto metablog”.
Leia:  Que tipo de plagiador você é?
Se você leu este artigo que indiquei acima vai ver que esta questão é complicada se tratando de Metablogs que ensinam hacks para o blogger.

Vamos entender melhor » Hack em inglês significa cortar, retalhar, picar. De acordo com a wikpedia é um termo que refere-se à re-configuração ou re-programação de um sistema.
Entendo que os hacks para os templates do blogger que são ensinados nos metablogs sejam recursos adicionais que queremos incluir em nossos blogs para deixá-los com a aparência mais legal, melhorar a navegação etc... Ou seja, deixá-los com a cara do autor!
Fazemos isso por meio de tutoriais, que segundo a wikipédia significam:
"Tutorial é uma ferramenta de ensino/aprendizagem, podendo ser tanto um programa de computador quanto um texto, contendo ou não imagens, que auxilia o processo de aprendizado exibindo passo a passo o funcionamento de algo."
Acredito que se o blogger não concordasse em fazermos alterações nos templates dos blogs não deixaria o Editor de HTML liberado para alterarmos.

Os hacks e tutoriais estão aí para todos aprenderem como alterar os seus blogs da forma que quiserem. É maravilhoso ver tanto conhecimento difundido através da internet.
Nunca aprendemos tanto como estamos aprendendo agora. Para isso basta querer, ler bastante e aplicar este conhecimento em seus blogs.
Porque Ensino Hacks que Vários Metablogs já Ensinaram? Porque Ensino Hacks que Vários Metablogs já Ensinaram? Reviewed by Aurea on 5/07/2013 Rating: 5

6 comentários:

  1. Olá, Áurea!

    Todos os metabloggers se fazem - ou deveriam fazer - essa mesma pergunta! E gostei muito da sua resposta. O ponto é exatamente fazermos algo de forma diferente, com nossa marca, com nosso estilo.

    Ruim é ver metablogs republicando tutoriais - normalmente obtidos em "blogs gringos", como gosta de dizer uma amiga minha, e assumem a autoria por eles. Isso é plágio, é violação de direitos autorais e desrespeito tanto como autor quanto com o leitor.

    Muito obrigado por citar meu artigo em seu texto!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Parabens Aurea!
    Muito bem dito!
    Gostei!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela atitude humilde garota!é isso aí!Sabe tem umas pessoas que se acham boas da boca, que vão lá fora copiam tudo e dai dizem que foram elas que criaram os hacks os códigos isso e aquilo,esses dias estava eu conversando com uma amiga que queria aprender a fazer um menu simples,se ela fosse pagar pra fazer iria desembolsar 250 reais pra pessoa fazer um tema pro blogger com esse tal menu,achei uma puta sacanagem,procurei uns links que ensinava a fazer os menus e ela conseguiu fazer sozinha sem precisar desembolsar nenhum centavo.
    Mais uma vez parabéns pela atitude e se precisar até te passo uns links com hack pra ensinar pra galera blogueira...bjooo e paz

    ResponderExcluir
  4. @Adelson SmaniaEi Adelson,

    Desde conheci seu blog tenho-o como referência para blogar.
    Aprendo sempre com você e citar seus artigos são sempre uma boa forma de deixar meus artigos com qualidade!

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. @edileneOlá Edilene,

    Fico feliz que tenha gostado.
    Seja sempre bem vinda!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. @Vj WMOlá VJ WM,

    Se quiser mandar os links ficarei muito feliz com a ajuda. É uma forma de saber o que meu leitor está afim de aprender. Estou aberta a novos tutoriais sempre.
    Seria ótimo porque estou de férias até dia 21/05 e vou poder deixar algumas coisas prontas para quando voltar ao trabalho que me suga bastante.
    Obrigada por gostar do post, fiquei muito feliz com o seu comentário!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são lidos e moderados antes da publicação.
Para que seu comentário seja publicado leia a Política de Comentários do Blog no post Regras do Blog

Tecnologia do Blogger.