O que são Feeds?

Quando comecei a blogar não entendia muito a função dos feeds.
Um dia navegando no Blog do Xavier, vi no cabeçalho uma frase assim:"Não sei o que é feed". Cliquei nela e li a explicação do Felipe.
Foi aí que entendi qual a real importância dos feeds e como eles podem ser úteis.

Acredito que muitos de nós nos deparamos, muitas vezes, com vários blogs de conteúdo muito bom, então colocamos nos favoritos para voltarmos neles assim que pudermos. É assim que eu sempre fazia. Meu favoritos é enorme, estou sempre fazendo backup porque se der algum problema no navegador ou no computador eu não vou perdê-los, como já aconteceu.

Você já deve ter visto as opções RSS, Feed RSS, inscrever RSS, nestes blogs que visita - o meu também tem - com ícones legais, como os que postei aqui nestes dias.
Isso tudo é para oferecer novas formas de acessar seu conteúdo e distribuí-lo.

Mas para que ícones tão lindos que chamam a atenção se você não sabe o que é um RSS Feeds.

O termo Feed vem do verbo em inglês "alimentar". Na Internet, este sistema também é conhecido como "RSS Feeds" (RDF Site Summary ou Really Simple Syndication).
Na prática, Feeds são usados para que um usuário de internet possa acompanhar os novos artigos e demais conteúdos de um site ou blog sem que precise visitar o site em si. Sempre que um novo conteúdo for publicado em determinado site, o "assinante" do feed poderá ler imediatamente, desta maneira o usuário se mantém informado das atualizações em diversos sites sem precisar visitá-los um a um.

Ter que visitar um a um os seus blogs e sites favoritos toma muito tempo e acaba cansando, é ai que entram os Feeds.

Leia: O que é Social Bookmarking

RSS e Atom são os dois formatos de feed mais populares.

Como faço para assinar os Feeds dos blogs que gosto de ler?

Com um programa(software) chamado agregador de Feeds, você recebe as atualizações dos sites escolhidos sem ter que visitá-los. Este programa se parece com o Outlook(para e-mails), por exemplo, só que para Feeds.
Existem web sites que funcionam como agregadores de Feeds, mostram as atualizações no próprio navegador e assim dispensam a instalação de softwares específicos. Dentre eles podemos citar o BlogLines, o BlogTok, o Origo, o Netvibes e o Feedys, há também o leitor de email com Feeds agregado, da organização Mozilla o Thunderbird, todos gratuitos. No final deste artigo tem alguns links que listam mais leitores de feeds e softwares para você ler seus feeds.

Dica Importante para seu Celular Android

Indico o aplicativo gReader

Este app utiliza o serviço Google Reader do Google e o Feedly.
Apresenta uma interface limpa, intuitiva e com a vantagem de ser gratuito.
Uso este aplicativo no meu celular e gosto muito.


Infelizmente o Google Reader foi descontinuado pelo Google.

Eu usava o Google Reader, uma vez que já tenho a conta de email, blog, orkut, etc, o Google me oferece esta opção e outras com um único login. Aprendi com o Felipe Xavier como fazer.
O Google Reader está apto a ler os dois tipos de formatos de feed, RSS e Atom.

O Google anunciou o fim do Google Reader em junho de 2013. Uma notícia triste por este ser um leitor de feeds amplamente utilizado e muito bom.

Mas você pode utilizar outros programas ou sites de agregadores de feeds que cito neste artigo.

Como usar o Google Reader?

É muito simples:
►Quando você visita o bog/site e vê o ícone . Você clica nele ou onde tem a opção para se Inscrever nos feeds deste blog/site. Assim você será direcionado para uma página de feeds como esta aqui:

Você clica no botão do Google ► Será direcionado para uma outra página onde deve clicar em pronto já será direcionado ao seu Gloogle Reader onde poderá se conectar a partir do login do seu gmail e ler as atualizações dos seus sites favoritos sem ter que ir até eles sempre.

►Pode ser que a página de feeds não seja como esta que mostrei acima. Calma!
Se for assim:
Faça da forma que está explicado na imagem. Ao clicar em Inscrever agora ► Será direcionado para uma outra página onde deve clicar em.

►Você pode também copiar o link feed do blog/site que gosta e adicionar ao seu Google Reader clicando em .

►Existem mais opções de assinar o Feed de um blog/site:

Os navegadores modernos, como o Firefox, o Chrome geralmente exibirão um  na barra de endereços quando o site possuir um feed.

Basta clicar neste ícone da barra de endereços e selecionar como assinar o Feed do blog/site.

» Você também pode utilizar o Feedly um aplicativo para o Chrome que importa sua lista de feeds do google reader e pode ser utilizado em celulares com sistema Android, iOS e Kindle.

Para complementar o conteúdo:

Lista de Agregadores de Feeds - Wikipédia
Diretório de Fontes RSS
Vai de feed completo ou parcial
Sobre Feeds RSS e Atom


Fontes:
Não sei o que é feed
O que é RSS, Atom, feed, Bloglines, etc...
Wikipédia RSS
Wikipédia Feed

Este artigo foi atualizado em 30/11/2013
O que são Feeds? O que são Feeds? Reviewed by Áurea on 11/30/2013 Rating: 5

6 comentários:

  1. Imagina que eu iria achar ruim Aukimia. Me sinto honrado de ter dois links aqui!
    Muita gente não sabe a maravilha que são os feeds e um post explicando é uma ótima alternativa.
    Abraços e muito obrigado :D

    ResponderExcluir
  2. Áurea,

    Por que você não utiliza o Favoritos da barra do Google? Tem todos os recursos do Favoritos com as vantagens de poder ser acessado em qualquer computador e não precisar fazer backup.

    ResponderExcluir
  3. Olha gostei muito mesmo
    pq nem fazia ideia do que fosse
    mais gostei e queria saber como faço pra colocar no blog.
    Eu tentei colocar mais nem deu
    apareceu la umas parada meia loca
    ¬¬
    tem como da uma mão?

    ResponderExcluir
  4. Me chamo Carol e infelizmente não entendo nada de informática não sei o que significa todos esses códicos, nomes não sei nada,mas queria deixar meu blog bonito.
    ME AUDE POR FAVOR?!!?

    ResponderExcluir
  5. Ola, quero colocar assim como no seu blog, "Assine meu Feed" com o icone, consegui atraves do seu tutorial usar o Google Reader. Mas nao sei se nao procurei direito, mas nao achei nada no seu blog onde explica como colocarmos no nosso blog o icone e o "Assine meu Feed" . Me desculpe se estou repetindo a duvida. Mto obg, e parabens pelo conteudo do seu blog, de grande ajuda a todos que escolheram se tornar um blogueiro. Bjus

    ResponderExcluir
  6. Eu ja tinha vaga idéia.Mas, agora que começo a criar um Blog, assim como você do nada. Mas, confesso que são tantas informações que as vezes me sinto perdido. Parabéns a paz

    ResponderExcluir

Todos os comentários são lidos e moderados antes da publicação.
Para que seu comentário seja publicado leia a Política de Comentários do Blog no post Regras do Blog

Tecnologia do Blogger.